Caixa de pesquisa

sábado, 5 de maio de 2012

VÍDEO: O BURACO NO MURO

1. O que o vídeo apresenta sobre o impacto do computador na vida de crianças sem acesso às TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação)?
 As crianças observaram curiosamente o computador e ao perguntar se poderiam tocá-lo e tendo como resposta um sim, começaram a se interagir com o mesmo.



2. Como as crianças interagem com o computador?
Manuseando o computador, as crianças acessaram assuntos de seu cotidiano e algo que gostavam ou sonhavam em assistir, assim, conseguiram ficar conectados com o mundo e suas atualidades.


3. Como se deu a aprendizagem das crianças?
Ao tocar o computador as crianças foram aprendendo a linguagem técnica, em pouco tempo relatavam nessa mesma linguagem o que haviam aprendido navegando nos sites de seus interesses.


4. Quais as dificuldades e limitações que as crianças tiveram ao usar o computador?
 As crianças não tinham instrução de como manusear um computador, mas através da curiosidade de cada uma, foram trabalhando no mesmo e descobrindo o que ele é capaz de transmitir à elas. Outra dificuldade encontrada, havia um computador para todas aquelas crianças, muitas, apenas ao observar e atentas no que estava sendo feito pelo colega, descobriram como poderiam manuseá-lo.


5. Escreva um comentário pessoal sobre o que assistiu nesse vídeo e faça uma conclusão.
 A ideia de instalar um computador num muro, para as crianças que nunca tiveram acesso à ele pudessem manuseá-lo, mostra "a visão além da fronteira", de alguém que acreditou na capacidade daquelas crianças e a necessidade desse aprendizado, oferecendo essa oportunidade de forma criativa, fazendo com que houvesse uma interação das crianças, sem receio de manuseá-lo, fazendo com que elas descobrissem por si só, o que são capazes de fazer e de aprender através de uma curiosidade, uma brincadeira, obtendo resultados muito positivos.
     Hoje, o que a educação necessita, é de educadores que tenham esse tipo de visão, que buscam trazer o conhecimento a todos os educandos, sem distinção, de forma criativa, ousada, onde todos possam mostrar o que sabem, o que aprenderam partindo de uma curiosidade, inserindo o que já conhecem e o que desejam conhecer, só assim pode-se falar de aprendizagem, de educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participação.